Emergência das mudanças climáticas
“Em 2019, a Ripple e seus colegas (2020) alertaram para o sofrimento incalculáveis e declararam emergência climática junto com mais de 11.000 cientistas signatários de 153 países. Eles apresentaram gráficos de sinais vitais planetários indicando tendências muito preocupantes, juntamente com pouco progresso da humanidade para enfrentar as mudanças climáticas. Com base nesses dados e na obrigação moral dos cientistas de “alertar claramente a humanidade de qualquer ameaça catastrófica”, eles pediram mudanças transformadoras.
Desde a publicação do artigo, mais de 2.800 cientistas adicionais assinaram essa declaração de emergência climática (ver arquivo suplementar S1 para a lista de signatários atuais); além disso, 1.990 jurisdições em 34 países já declararam formalmente ou reconheceram uma emergência climática”.
Segue vídeo
World Scientists’ Warning of a Climate Emergency – YouTube
Artigo
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é o órgão das Nações Unidas para avaliar cientificamente às mudanças climáticas.
Hoje, 9 de agosto de 2021 o Grupo de Trabalho I apresentou o Sexto Relatório de Avaliação, Mudanças Climáticas 2021: A Base da Ciência Física. O relatório aborda a compreensão física mais atualizada do sistema climático e das mudanças climáticas, reunindo os mais recentes avanços na ciência climática e combinando múltiplas linhas de evidências do paleoclima, observações, compreensão de processos e simulações climáticas globais e regionais.
Leia o documento na íntegra em
Sexto Relatório de Avaliação — IPCC