Conhecendo a resiliência do manguezal do Itacorubi.

29/05/2022 20:36

No sábado dia 14 de maio estudantes de quarta fase do curso de graduação em Geografia estiveram em sua primeira aula prática de campo no Parque Municipal do Itacorubi (Florianópolis, SC), área protegida que busca preservar o ecossistema de manguezal em meio a ocupação urbana da bacia hidrográfica do Itacorubi, a segunda com maior população na Ilha.

Sob orientação do prof. Orlando Ferretti participaram 31 estudantes do curso. Sendo que, para muitos estudantes foi a primeira experiência de campo, depois de um período de ensino remoto em função da restrições das aulas presenciais por causa da pandemia de COVID-19.

A experiência das aulas práticas em campo são fundamentais na formação do/a geógrafo/a.

 

Manguezal do Itacorubi cercado pela urbanização. Foto Orlando Ferretti

O primeiro passo foi dialogar um pouco sobre a área da bacia hidrográfica do Itacorubi e suas transformações antrópicas, ao mesmo tempo que destacar a resiliência do ecossistema de manguezal, em meio as alterações humanas.

Os objetivos da aula em campo foram conhecer os elementos da paisagem, buscando identificar ecossistema em campo, em especial conhecer os componentes abióticos do ecossistema e entender processos biocenológicos de manguezais (espécies, comunidades e interações). Também foram observadas ações e alterações humanas nos habitas naturais e entender os objetivos de uma Unidade de Conservação.

Canal principal do manguezal do Itacorubi. Foto Orlando Ferretti

Destaque do solo lodoso do manguezal do Itacorubi e a vegetação de mangue. Foto Orlando Ferretti