Aulas práticas de campo de Biogeografia Básica turma 2022/2
No semestre 2022/2 a disciplina de Biogeografia Básica (GCN 7401) esteve em atividades de campo no Parque Natural Municipal do Manguezal do Itacorubi – Fritz Müller, em Florianópolis, no sábado dia 24 de setembro, onde observamos e discutimos sobre o ecossistema de manguezal e os impactos humanos. O campo teve a participação do prof. Ms. Tadeu Nogueira, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, e que desenvolve atividade de estágio de docência junto a disciplina de Biogeografia Básica. O prof. Tadeu é especialista em ecossistemas costeiros.
Imagem: Estudantes e professores da turma de Biogeografia Básica, semestre 2022/2 no Parque Natural Municipal do Manguezal do Itacorubi – Fritz Müller, Florianópolis, SC. Autor: Gabriel Guimaraes Fernandes Pardo, setembro de 2022.
Imagem: Prof. Tadeu Nogueira com estudantes e professores da turma de Biogeografia Básica, semestre 2022/2 no Parque Natural Municipal do Manguezal do Itacorubi – Fritz Müller. Autor: Orlando Ferretti, setembro de 2022.
No dia 29 de outubro, em um sábado, estivemos novamente com aula prática de campo, desta vez no Pontal da Daniela, norte da Ilha de Santa Catarina em Florianópolis, estivemos dentro da área da Estação Ecológica de Carijós. O objetivo deste campo foi (re)conhecer ambientes do sistema costeiro e marinho: restinga, praial e manguezal. Novamente contamos com a presença do prof. Tadeu Nogueira.
Imagem: Professores e estudantes da turma de Biogeografia Básica, semestre 2022/2 no Pontal da Daniela, Estação Ecológica de Carijós, Florianópolis, SC. Setembro de 2022.
Imagem: Prof. Tadeu Nogueira fala a estudantes da turma de Biogeografia Básica, semestre 2022/2 no Pontal da Daniela, Estação Ecológica de Carijós, Florianópolis, SC. Autor: Orlando Ferretti, setembro de 2022.
Imagem: Prof. Tadeu Nogueira fala a estudantes da turma de Biogeografia Básica, semestre 2022/2 na praia da Daniela, Florianópolis, SC. Autor: Orlando Ferretti, setembro de 2022.
Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o prof. Orlando Ferretti levou sua turma de Biogeografia Básica para a região nordeste do Estado de Santa Catarina, para os municípios de São Francisco do Sul, Joinville, São Bento do Sul e Mafra. Participou do campo o prof. Vinicius Boneli Vieira, professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC.
Tendo por objetivos Conhecer a fitofisionomia da Floresta Ombrófila Densa e Floresta Ombrófila; Traçar Perfil Geográfico das Formações Pioneiras (litoral), passando pela Floresta Ombrófila Densa até a Floresta Ombrófila Mista. Compreender a evolução clima/relevo/solo e vegetação; Entender processos biocenológicos dos diferentes ecossistemas (espécies, comunidades e interações), observar ações e alterações humanas nos habitas naturais; Conhecer e entender os objetivos de uma Unidade de Conservação e conhecer dois importantes museus, o Museu Arqueológico do Sambaqui, em Joinville e o Museu da Terra em Mafra. O roteiro efetuado:
Na quinta feira dia 17/11, chegamos ao Distrito do Saí, onde visitamos o Refúgio da Vida Silvestre das Nascentes do Saí, Unidade de Conservação de Proteção Integral, que abriga ecossistemas da fitofisionomia de Floresta Ombrófila Densa. https://www.instagram.com/nascentesdosai/ https://www.youtube.com/watch?v=ba_I36oPgWs. Estivemos no Rancho dos Matutos que tem uma das áreas com floresta ombrófila densa preservada, com nascentes e rios. Pernoitamos no próprio Distrito do Saí em espaço do Curso de Biologia da Univille, no Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais ( CEPA ), a noite tivemos uma atividade com o Prof. Dr. Sidnei S. Dornelles, pesquisador de mastofauna.
Imagem: Morro do Canta Galo, Distrito do Saí, São Francisco do Sul. Autor: Orlando Ferretti.
Imagem: Prof. Orlando Ferretti fala a estudantes da turma de Biogeografia Básica, semestre 2022/2 na balsa Vigoreli (Joinville) – Distrito do Saí (São Francisco do Sul), SC. Autor: Vinicius Boneli Vieira, 17 de novembro de 2022.
Imagem: Estudantes e professor da turma de Biogeografia Básica, semestre 2022/2, junto aos “matutos” Luciana, Marcos e Rosalvo (ao centro), do Rancho dos Matutos, no Distrito do Saí, São Francisco do Sul, SC. Autor: Vinicius Boneli Vieira, 17 de novembro de 2022.
Imagem: Prof. Sidnei Dornelles (UNIVILLE) fala sobre a fauna de mamíferos presentes no Refúgio da Vida Silvestre Nascentes do Saí, no Distrito do Saí, à estudantes da turma de Biogeografia Básica, semestre 2022/2. Autor: Orlando Ferretti, 17 de novembro de 2022.
Na Sexta -feira dia 1 8 de novembro, pela manhã (re)conhecemos a Baía da Babitonga, na Vila da Glória, Distrito do Saí, onde foi apresentado um pouco sobre a Geografia dessa importante biorregião.
Imagem: Estudantes e professores da turma de Biogeografia Básica, semestre 2022/2, em trapiche sobre a Baía da Babitonga, na Vila da Glória – Distrito do Saí, em São Francisco do Sul, SC. Autor: Gabriel Guimaraes Fernandes Pardo, 18 de novembro de 2022.
A tarde do dia 18/11, voltamos a Joinville, onde estivemos no Museu Arqueológico do Sambaqui em Joinville, onde ouvimos sobre paleopaisagens, arqueologia e populações humanas. https://sambaquijoinville.sitevr.com.br/ passeio virtual no museu! A tarde subimos a Estrada da Serra Dona Francisca, na Área de Proteção Ambiental da Dona Francisca, Unidade de Conservação de Uso Sustentável que protege nascentes e a Floresta Ombrófila Densa e Mista. Paramos e lhes foi apresentado sobre esse ambiente e sua importância, econômica, histórica e biogeográfica!
Imagem: Estudantes da turma de Biogeografia Básica, semestre 2022/2, no espaço de abertura da exposição no Museu Arqueológico do Sambaqui. Autor: Orlando Ferretti, 18 de novembro de 2022.
Imagem: Estudantes da turma de Biogeografia Básica, semestre 2022/2, sendo atendidos pelos educadores patrimoniais, no Museu Arqueológico do Sambaqui. Autor: Orlando Ferretti, 18 de novembro de 2022.
Na subida da Estrada Dona Francisca, estivemos no mirante dentro da Área de Proteção Ambiental da Serra Dona Francisca, onde houve a explicação sobre a história da estrada e da colonização do nordeste catarinense e do planalto norte. Além disso, destaque para as espécies da flora e fauna na região, em especial aquelas espécies arbóreas que foram objeto econômico fundamental desde o século XVIII.
Imagem: Estudantes e professores da turma de Biogeografia Básica, semestre 2022/2, em mirante na APA Dona Francisca, Joinville, SC.
No sábado dia 19 de novembro, visitamos o Centro de Pesquisa Paleontológica Universidade do Contestado (CENPALEO) e do Museu da Terra e da Vida https://cenpaleo.unc.br/ veja o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=b5taE1ebGVk , no município de Mafra. Este é um dos melhores museus paleontológicos do Brasil!
Imagem: Da esquerda para a direita, Prof. Dr. Orlando Ferretti (UFSC), Prof. Msc. João Henrique Zahdi Ricetti (CEPALEO), Prof. Dr. Luiz Carlos Weinschütz (UNC, CEPALEO) e Prof. Msc. Vinicius Boneli Vieira. Sendo atendidos pelos colegas no Museu da Terra e da Vida, Universidade do Contestado, Mafra, SC.
Imagem: Estudantes da turma de Biogeografia Básica, semestre 2022/2, sendo atendidos pelo pesquisador João Henrique Zahdi Ricetti (CEPALEO). Autor: Orlando Ferretti, 19 de novembro de 2022.