Pós-doutoramento do Prof. Dr. Orlando Ferretti

08/02/2023 20:16

As disciplinas de Biogeografia Básica (ofertada no Curso de Geografia) e Biogeografia e Patrimônio Natural (ofertada no curso de Museologia) serão ministradas por docente substituto durante o ano de 2023. O titular dessas disciplinas, Prof. Dr. Orlando Ferretti, estará a partir do mês de março do ano de 2023 participando do projeto “Vulnerabilidade Socioambiental na Zona Costeira Maranhense: usos múltiplos, serviços ecossistêmicos e alterações climáticas”, sob coordenação da Profª Drª Sueli Angelo Furlan, Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

O projeto conta com a participação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, além de contar com pesquisadores de outras Universidades brasileiras.

A interação ocorre por meio do projeto de pesquisa de pós-doutorado de Ferretti, intitulado “Biogeografia da Conservação e Cartografia Ambiental dos Manguezais do Maranhão”.  O objetivo desta pesquisa pós-doutoral é o de realizar um aprofundamento teórico e conceitual em Biogeografia da Conservação em sua interface com a Cartografia Ambiental por meio de análises espaciais da conjuntura atual das Unidades de Conservação da zona costeira do Estado do Maranhão.

Além da formação continuada do pesquisador,  para o Departamento de Geociências da UFSC é uma oportunidade de parceria com a Geografia da USP, em especial com o Laboratório de Climatologia e Biogeografia – DG-FFLCH-USP, com o Núcleo de Pesquisas em Populações Humanas e Áreas Úmidas – NUPAUB e o Grupo de Pesquisa “Paisagem e Territorialidades da Conservação” (USP/CNPQ).

Prof. Ferretti em trabalho de campo no Morro da Igreja, Parque Nacional de São Joaquim, 2019.

O Prof. Ferretti também desenvolverá outras atividades junto ao Departamento de Geografia da USP, como destaque a participação na coorientação de pós-graduandos, ministrando cursos e disciplina com a temática de sua pesquisa, e a organização do XI Seminário de Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS) e VI Encontro Latinoamericano de Áreas Protegidas e Inclusão Social, que ocorrerá em novembro na USP, na cidade de São Paulo.