Balbúrdia total: Biogeografia vai a campo com a disciplina de Teoria Regional

26/05/2019 13:31

No início da última semana, dias 19,20 e 21 de maio, estiveram em campo os professores Orlando Ferretti e Maria Helena Lenzi com as turmas de Biogeografia Básica e Teoria Regional, do Curso de Geografia, para dialogar sobre o litoral e a serra no norte do Estado de Santa Catarina. A balbúrdia  não seria possível sem o trabalho de muita gente. Agradecimentos especiais a todos as/os estudantes da turma de 4ª fase da Geografia, a pesquisadora do Observatório de Áreas Protegidas, Giully de O. Batalha Silva (Doutoranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental/UDESC); ao geógrafo Dr. Naum Alves de Santana (professor da Univille); a geóloga Drª Mônica Gonçalves (da UDESC); ao Dr. Gerson Machado (por proporcionar as atividades no Parque Caieira e no Museu Arqueológico do Sambaqui, colocando o grupo em contato com a grupo de Educação Patrimonial do Museu, Flávia, Fernanda, Teresinha, Giana e Ana); agradecimento a equipe do museu nacional de Imigração e colonização, em especial as educadoras do projeto “Percursos da Memória: O Museu Nacional de Imigração e Colonização e o Cemitério do Imigrante tessituras da malha urbana”.  

Os objetivos do trabalho de campo integrado das disciplinas de Biogeografia Básica e Teoria Regional foram conhecer a estrutura econômica, social, cultural e ambiental da região nordeste do estado de Santa Catarina; compreender o processo de regionalização das mesorregiões/regiões geográficas intermediárias catarinenses, e a Microrregião/Região Geográfica Imediata de Joinville; perceber elementos presentes nessa região que fundamentem o debate sobre desenvolvimento, desigualdades regionais e questões ambientais; conhecer ambientes da floresta ombrófila densa e mista (e os ecótonos) no litoral norte e na Serra do Mar; identificar diversas formas de proteção da biodiversidade através de áreas protegidas, conhecer a distribuição dos seres vivos e a interpretação dos fatores ecológicos e geográficos dessa região do Estado; perceber a interação sociedade/natureza nessa região.

Grupo de estudantes, professores e dos educadores patrimoniais (com colete vermelho) do Museu Arqueológico do Sambaqui, no Parque Municipal Caieira, zona leste de Joinville. Em 22 de maio de 2019.

Apresentação do Parque Caieira ao grupo de estudantes, professores, por parte dos educadores patrimoniais (com colete vermelho) do Museu Arqueológico do Sambaqui. Em 22 de maio de 2019.

Visitando o Museu Arqueológico do Sambaqui. Explicitação por parte da arqueóloga Giana Maciel Wiest, apresentando as coleções e artefatos. 22 de maio de 2019.

Grupo de estudantes e dos professores no mirante da Área de Proteção Ambiental da Serra Dona Francisca, zona norte de Joinville. Em 19 de maio de 2019. Fotografia Orlando Ferretti.

 

Professora Drª Mônica Lopes Gonçalves (UDESC/Joinville) acompanhando o grupo em Campo Alegre, apresentando a geologia da Bacia Vulcano Sedimentar de Campo Alegre. Domingo dia 19 de maio de 2019. Fotografia Orlando Ferretti.

Visitando Campo Alegre e dialogando com a professora Drª Mônica Lopes Gonçalves (UDESC/Joinville) que apresentou a geologia da Bacia Vulcano Sedimentar de Campo Alegre. Domingo dia 19 de maio de 2019. Fotografia Orlando Ferretti.