Do manguezal a montanha

14/10/2024 15:19
No semestre 2024/2 o Prof. Orlando Ferretti acompanhou a turma de Biogeografia Básica em atividade de aulas práticas de campo no Parque Natural Municipal do Manguezal do Itacorubi – Fritz Muller em Florianópolis. Nos campos fazemos observação, descrição, mensuração, apontamentos e análises dos elementos naturais nos ecossistemas, analisamos a gestão e estrutura de áreas protegidas, dialogamos com comunidades locais e gestores, e há aprendizado do uso de técnicas e equipamentos da biogeografia de campo.

 

Trabalho dos estudantes em coleta de informações sobre mangue. Florianópolis, 28 de setembro.

Professor Ferretti (boné e camisa azul) com estudantes em coleta de informações sobre mangue. Florianópolis, 28 de setembro.

E nos dias 12 e 13 de outubro acompanhou estudantes da mesma turma para a região serrana (Serra Geral) no Parque Nacional de São Joaquim, município de Urubici para observar ecossistemas de campos de altitude e de Floresta de Araucária. Com os objetivos de compreender a relação de clima/relevo/solo/água para a vegetação e as interações espécies e comunidades em ecossistemas da floresta ombrófila mista; conhecer os componentes dos ecossistemas e sua relação direta com o topoclima (perfil litoral – serra); descrição, mensuração, apontamentos e análises dos elementos físicos da serra com o desenvolvimento da flora, com aprendizado do uso de técnicas e equipamentos da biogeografia de campo; análise da gestão e estrutura de áreas protegidas em diálogos com comunidades locais e gestores.

Professor Ferretti (boné e camisa azul) com estudantes em coleta de informações sobre campos de altitude, no Parque Nacional de São Joaquim, em Urubici, 12 de outubro

Professor e estudantes na Fazenda Santa Bárbara, distrito de Vacas Gordas, no Parque Nacional de São Joaquim, em Urubici, 13 de outubro.